quinta-feira, 27 de junho de 2013

Das palavras que ficaram por dizer e por ouvir


Lembro-me perfeitamente de fazermos do passeio interno de casa da avó Inês a nossa tela em branco. Pintávamos a giz, tudo o que nos cruzasse o pensamento, mas depois de umas horas de exibição tínhamos de limpar, com uma vassoura e um balde de água, o que havíamos feito -- suponho que a arte não fosse espectacular, mas o argumento usado era sempre terno.

Ontem, enquanto espreitava um dos livros do Augusto Cury, de análise à inteligência emocional de Jesus, lembrei-me inúmeras vezes da minha avó. Ela foi a pessoa que eu conheci que mais se aproximou de uma natureza verdadeiramente divina, pura, condescendente -- nunca lhe conheci um defeito comum à natureza humana, em dezassete anos de convivência diária. Nem um episódio de impaciência, nem de ira, nem de inveja, nem de orgulho, nem de ego, nem de preguiça, nem de cobiça, nem vícios que não passassem por dar aos outros um ouvido e bens alimentares, na ausência do meu avô que não partilhava nenhuma das qualidades da minha avó.

Gostava de ouvir o conselho dela neste momento. Gostava que me desse a mão e me levasse por onde fosse mais apropriado. Confiaria nela de olhos fechados.


10 comentários:

  1. Olá querida ABT,
    A tua querida avó está e vive sempre no teu coração e duma certeza tenho ela tem o maior orgulho na neta que tu és e queres ser.*

    beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querido Sérginho* Pela doçura das tuas palavras e pela amizade*

      Beijinhos maiores

      Eliminar
  2. Como te percebo, a minha avó materna, a minha mãe do coração, um ser que existia em função de se dar aos que amava, e como ela sabia amar, tento tanto orgulho de ser neta dela, tanta vontade de a sentir perto... Que maravilhoso é termos o privilégio de partilhar a vida com pessoas assim.
    A tua avó está contigo, ela ajuda-te nas decisões que tomas, muito de ti é dela.

    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaste-me sem palavras, Canca... mas com o coração a transbordar de Amor. Obrigada pela partilha, pelo abraço apertado, pela visão que criaste na minha mente de que as nossas avós estão connosco... Obrigada por estares aí*

      Um abraço recíproco, forte, com algumas lágrimas à mistura*

      Eliminar
  3. Independentemente da sua avó "estar consigo" ou não, o importante a reter é o exemplo que lhe deu e que tão clara e generosamente recorda. Certamente que com o "legado" moral e de virtudes que a sua avó lhe deixou, conseguirá tomar sempre as decisões mais conscientes e mais genuínas sejam elas as mais acertadas ou não.

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas intensas palavras, mmm's. Guardo-as com respeito.

      Beijinho

      Eliminar
  4. E essa descrição que fizeste da tua avó poderia ser a minha descrição da minha.
    Beijinho e elas lá em cima olham por nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero acreditar que sim, que estão a olhar por nós, Estrelinha.

      Beijinho carinhoso e bem-vinda*

      Eliminar
  5. Tenho o mesmo sentimento relativamente à minha avó materna, que já partiu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o meu post não te tenha deixado triste, mas invadido por uma onda de recordações maravilhosas, Roger*

      Eliminar

Outros pensamentos